Como Emagrecer

Treino Para Emagrecer: 11 Erros Fatais no Treino que Atrapalham Você

Sabedoria do Emagrecimento
Escrito por Sabedoria do Emagrecimento em 4 de março de 2019
Treino Para Emagrecer: 11 Erros Fatais no Treino que Atrapalham Você
Junte-se a mais de 2.000 pessoas

Entre para nossa lista VIP e receba com prioridade conteúdos exclusivos

Treinar durante o período de dieta é uma das estratégias mais eficientes do mundo para conseguir o emagrecimento. Porque, de fato, quem falta na academia tem uma perda de peso bem mais lenta do que os frequentadores assíduos. Por isso, fazer um bom treino para emagrecer é extremamente importante.

Não tem jeito!

Então se você quer emagrecer com qualidade e com resultados realmente duradouros, está na hora de espantar a preguiça e começar a fazer exercícios físicos sem esperar mais.

Tome cuidado com os erros fatais no treino para emagrecer, como também com os exercícios que você está fazendo, como falamos melhor no artigo “9 Exercícios para Emagrecer em Casa”. É fundamental, além de eliminar os erros do treino, saber se os exercícios, que você está fazendo, estão realmente corretos.

Quando eu entrei na academia durante o processo de emagrecimento, senti falta de um aconselhamento mais detalhado para não errar.

Por isso, finalmente, estou aqui para ajudar todas as mulheres que estão passando por dificuldades para fazer exercícios corretamente.

É um fato, provavelmente você irá acabar identificando alguns erros no treino para emagrecer e essa é a parte boa! Então, um conselho: continue lendo e confira as principais falhas que você precisa evitar a todo custo no seu treino para emagrecer.

Para ter um desempenho satisfatório, você precisa eliminar os erros. E como resultado, você conseguirá ter o corpo que sempre sonhou!

11 Erros no Treino Para Emagrecer que Atrapalham Você

1. Ir à academia sem comer

Refeição pré-treino.

Sempre existe aquela pessoa que quer maximizar os resultados e pensa em ficar sem comer antes de ir à academia, mas como resultado, acabam por prejudicar o organismo.

Essa é uma questão séria, porque esse é um erro que pode até se tornar perigoso à saúde se você não tomar cuidado.

Então, é indispensável se alimentar antes de realizar qualquer treino para emagrecer. Você deve ainda priorizar pelos ingredientes indicados pelo treinador, de acordo com o seu peso e as características dos exercícios realizados.

Ficar sem comer antes de treinar traz uma série de consequências. Primeiro de tudo, o seu organismo não consegue acumular a quantidade de energia necessária para gastar nos exercícios.

E como resultado, você se sente cansada e indisposta. E com isso, o aproveitamento pode cair muito por conta da má alimentação.

Além disso, ficar sem comer acaba com as suas chances de moldar o corpo. Pois o metabolismo começa a consumir energia de seu armazenamento, o que impede a formação de músculos, por exemplo.

O resultado pode até ser um emagrecimento temporário, mas com certeza a sua saúde não ficará em dia!

2. Não dormir direito

Mulher dormindo no sofá.

Não dormir direito é um hábito maléfico à saúde muscular após o treino para emagrecer e também ao emagrecimento saudável. Existem várias bases biológicas que explicam o problema.

Quando estamos em privação de sono, o hormônio grelina é estimulado. O seu efeito é de aumento do apetite e como era de se esperar, faz com que você fique com fome durante os períodos em que você está acordada.

Por outro lado, o hormônio leptina sofre uma inibição. Ele é exatamente o responsável pela sensação de saciedade. Assim, a perda de peso sofre enormes empecilhos.

No momento do sono, outro fenômeno importante ocorre. Ele está extremamente ligado às rotinas de treino e à recuperação do corpo.

Há a liberação de hormônios do crescimento quando estamos dormindo. Ele é o responsável pela reparação em pequenas lesões musculares, que são fruto do seu treino para emagrecer pesado e da estimulação intensa na academia.

Então se você estiver em privação ou dormir muito pouco, a reparação não é feita de maneira completa. As consequências são dores musculares e menor rendimento durante os dias seguintes.

3. Fazer exercícios demais durante o treino para emagrecer

Mulher fazendo o treino para emagrecer.

Sim, sabemos que você está doida para ver os resultados acontecendo após o treino. E isso, consequentemente, pode levar a algumas atitudes irresponsáveis.

Digamos que o treinador peça para fazer uma série de 12 repetições. Você vai lá e faz 18 de uma vez só. E aí, será que esse tipo de comportamento realmente ajuda a emagrecer mais rápido? Será que os músculos ficarão moldados em menos tempo?

Na realidade, ao fazer o treino para emagrecer mais do que você deve, o contrário ocorre. Você não vai emagrecer com maior eficiência, porque as chances de lesionar o músculo são altas.

Todo treino, seja de musculação ou de exercícios aeróbicos, causa microlesões nos músculos de diferentes áreas do corpo. Essas lesões são reparadas em algumas horas de descanso.

Quando você passa dos limites, as lesões se tornam mais extensas. Assim, você precisará de alguns dias de repouso para melhorar e parar de sentir dores.

E dessa forma, a sua rotina sairá dos eixos e o resultado final será alcançado com maior dificuldade.

4. Realizar o exercício muito rápido

Pessoa treinando rápido.

Realizar os exercícios rápido demais é sinônimo de resultados desleixados e pouco eficientes. Você não está fazendo algo a mais pelo seu emagrecimento, mas sim colocando algumas barreiras na conquista.

Vamos começar com o exemplo da esteira, ok?

É certo que correr queima mais calorias que andar no aparelho, mas você não pode exagerar. Pois o resultado é uma falta de ar ou até mesmo, em casos mais graves, consequências para o sistema cardiovascular.

Bom, é recomendado não passar da velocidade máxima que você aguenta em aparelhos aeróbicos… E na musculação?

Quando as repetições são feitas rapidamente, você não está forçando o músculo ao seu limite.

É necessário que o grupo muscular interaja e atinja o seu limite com o peso. Isso só é feito quando você não exagera na velocidade.

Além disso, pegar peso rápido demais pode acabar em acidentes. Imagine ficar imobilizado, sem poder prosseguir com a sua rotina de treino para emagrecer? Com certeza, a consequência em questão acabará com o emagrecimento de sucesso!

5. Estabilizar o exercício no seu treino para emagrecer

Treinamento leve com halteres.

Digamos que você consiga fazer 20 repetições de um determinado exercício de musculação, mas nunca muda o peso. Ou então, você tenha o hábito de andar na mesma velocidade por uma hora na esteira.

Os mais leigos podem pensar que a sua rotina de exercícios está adequada. Entretanto, não há evolução na perda de peso e você sente que o método não é mais tão eficiente assim.

O que está acontecendo?

Simples! Você estabilizou os exercícios e essa é uma das piores falhas na hora de perder peso por meio de práticas físicas.

Vamos voltar ao exemplo da esteira…

Se você corre por uma hora na mesma velocidade, a sua frequência cardíaca já está estabilizada. Assim, a queima de gordura não acontece de maneira eficiente.

Para sair dessa zona de conforto, é necessário tirar a frequência cardíaca de uma média única. Em outras palavras, você precisa intercalar as velocidades com um período mais rápido e outro devagar.

Então, é extremamente importante você ir variando o seu treino para emagrecer, investindo em diferentes estímulos aos músculos, para o seu corpo não se acostumar, e assim, acabar estagnando os seus resultados.

6. Fazer uma suplementação descuidada

Suplementos descuidados.

E se eu te contasse que existem pessoas que precisam engordar e fazem a mesma suplementação indicada para emagrecer durante o período de treino? Realmente, a afirmação assusta!

Antes de se jogar nos suplementos, como uma boa parcela dos frequentadores de academias faz, é necessário entender a composição por trás desses compostos.

De fato, se você parar para ler a tabela nutricional de um suplemento, encontrará uma quantidade expressiva de carboidratos.

Como assim? O suplemento é gorduroso?

Vejamos, o composto é utilizado para construção de musculatura – com alguns ingredientes de alto valor proteico – e para fornecer a energia que você precisa para treinar.

Dessa forma, se você realizar uma suplementação sem frequentar o treino para emagrecer de maneira assídua, o efeito é o contrário. Afinal, o acúmulo de energia é grande, mas você não estaria gastando as calorias com exercícios físicos.

Então, nesses casos, tomar um suplemento realmente pode acabar com o progresso da sua dieta. Assim, não se esqueça disso na hora de iniciar o consumo desse tipo de composto.

7. Malhar apenas um conjunto de músculos

Mulher fazendo um treino para emagrecer de pernas.

Muitas mulheres querem perder barriga e ter aquela cintura de arregalar os olhos. Algumas outras pretendem melhorar a aparência das pernas e dos glúteos.

Você também pode almejar tudo isso, e um treino para emagrecer com uma dieta adequada realmente possibilita essas conquistas. Mas só não vale cair no erro fatal de malhar apenas um grupo muscular.

Se o seu objetivo é perder a barriga, os abdominais podem ajudar. Eles são realizados de várias formas. Entretanto, não dá para fazer um dia de treino apenas com esse enfoque.

Mesmo malhando outras partes do corpo, você está perdendo peso e conseguindo um equilíbrio corporal mais eficiente. A sua saúde e a aparência agradecem.

Inclusive, malhar apenas um conjunto de músculos pode ser bastante prejudicial a sua postura. Não dá para emagrecer e continuar tendo um corpo que não agrada, certo?

Eu recomendo uma técnica básica para acabar com esse perigo: acompanhe os exercícios programados pelo seu treinador. Assim, não há o risco de deixar um grupo muscular de fora.

8. Não beber água durante o treino para emagrecer

Pessoa bebendo água durante o treino.

Um erro muito comum durante os treinos, especialmente os que envolvem exercícios aeróbicos, é deixar para beber água apenas quando estiver morrendo de sede.

Aquela situação de suor excessivo e boca seca significa que o seu organismo já chegou a um limite. E você não deve deixar isso acontecer.

Assim, o melhor é ficar de olho na hidratação de tomar água sempre que passar de um aparelho para outro. Esse é realmente o mais indicado para manter o metabolismo funcionando de forma eficiente.

Além disso, existe mais um problema em não beber água. Em um estado de desidratação, o corpo precisa acumular o máximo de fluidos para não ser prejudicado.

Você deve pensar que o nosso organismo não sabe quando receberá água novamente, assim, ele faz o que precisa para conservar o estado saudável.

A consequência já deve ser imaginada: é aquela sensação de inchaço corporal, que não sabemos explicar direito. Ela pode ser decorrente do acúmulo de líquido para não acabar em uma desidratação grave.

Então quando for fazer o seu treino para emagrecer, lembre-se de beber água, é muito importante!

9. Pegar muito peso

Mulher pegando muito peso durante o treino.

Pegar muito peso não faz emagrecer ou ganhar músculos mais rápido. Não é assim que a técnica dos exercícios físicos deve ser aplicada.

O músculo ganha aquele formato que todos almejam ao fazer academia por causa dos estímulos repetitivos. Malhar três vezes por semana ajuda no crescimento gradativo dos grupos musculares.

Como o processo ocorre aos poucos, não adianta querer pegar muito peso de uma vez. Você pode até acabar com uma lesão que impedirá o seu treino para emagrecer por algumas semanas.

Como mencionei em um momento anterior, os exercícios criam microlesões que conseguem ser reparadas. Quando a situação é agravada, talvez seja necessário procurar por um médico.

Se você está querendo aumentar a intensidade das repetições em algum aparelho, o melhor é conversar com o treinador e falar que aquele peso está ficando leve.

Assim, ele pode orientar a sua prática com qualidade, impedindo que você passe dos limites e acabe lesionada. Não se esqueça de pedir ajuda!

10. Ter pressa para ver os resultados

Homem correndo no tempo.

Muitas pessoas desistem da academia por conta da demora dos resultados. De fato, você não vai ver muita diferença na primeira semana do seu treino para emagrecer.

O processo é gradual, e é realmente necessário ter um pouco de paciência. O segredo é não desistir e não perder a persistência.

Não se esqueça de que você só vai conseguir bons resultados se persistir por meses na academia. Não adianta ficar frustrada e fugir por alguns dias, esperando os mesmos resultados de alguém que não interrompeu o treino para emagrecer posteriormente.

Se você quer praticar com maior intensidade, existem alguns macetes que podem ser utilizados. É possível, por exemplo, treinar todos os dias da semana, desde que a rotina de exercícios seja produzida por um profissional.

Não se esqueça de passar em um nutricionista e verificar algumas dietas interessantes para acompanhamento dos treinos. Apostar na técnica correta já ajuda muito!

11. Ter má postura durante o treino para emagrecer

Mulher com má postura no treino para emagrecer.

Todos os exercícios físicos, ainda mais os que estimulam músculos, precisam ser realizados com excelente postura. Caso contrário, você pode estar colocando a sua saúde em perigo.

Quando pegamos peso com a postura inadequada, por exemplo, não trabalhamos os grupos musculares corretos. Além disso, a coluna é forçada em uma posição que está longe de ser a ideal.

Ao fazer o treino para emagrecer, é normal fazer exercícios com a postura incorreta e não ver nenhum progresso. Realmente, os músculos não estão chegando ao limite, já que o peso está mal distribuído.

Se você estiver em dúvida sobre a realização de exercícios, não deixe de falar com o treinador. Ele conseguirá fazer uma avaliação adequada da sua prática.

Conclusão: Está na hora de eliminar os erros, não acha?  

Mulher treinando com cordas.

Como você conseguiu perceber, fazer um treino para emagrecer adequado para progredir no emagrecimento são atividades quase inseparáveis. E sim, esses erros que comentei são mais comuns do que você imagina, ainda mais entre as iniciantes.

Pronto! Você está quase preparada para treinar e poder se admirar com os resultados.

Agora, só faltam alguns conceitos básicos para te ajudar no processo, e foi por isso que eu selecionei um incrível material com todas essas dicas indispensáveis.

Então clique aqui e faça o download gratuito do e-book “Fundamentos de Como Emagrecer Definitivamente com Sabedoria”. Você não vai se arrepender e, claro, ainda irá contar com uma ajuda extra no emagrecimento.

E você? Qual erro que mais comete? 😰

Sabe ainda de algum erro que faltou nessa lista? Comente aqui e compartilhe para ajudar as outras pessoas, assim como você, a alcançarem o sucesso no seu emagrecimento!! 💪😁

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para nossa lista VIP e receba com prioridade conteúdos exclusivos

Junte-se a mais de 2.000 pessoas

Voltar ao Topo